Dicas

Volta às aulas: Como organizar a casa para o ano letivo

janeiro 24, 2020
Tempo de leitura 2 min

As escolas estão voltando às atividades e é hora de retomar a rotina de estudos. Durante as férias, é comum se desprender de regras como a hora de dormir e almoçar. Esse é um período necessário de descanso físico e mental para as crianças, essencial para iniciarem o ano prontas para as obrigações escolares.

Voltar aos hábitos do cotidiano pode ser difícil se a família não estiver preparada. Leva tempo para todos acostumarem novamente aos horários de estudo. Por isso, o blog da WPA Imóveis listou dicas para facilitar a organização da casa na volta às aulas. Confira!

Controle os horários

Nas férias, jovens e crianças costumam não ter horário específico para nada. Dormir e acordar tarde, almoços fora de hora e falta de rotina são comuns. O corpo facilmente se acostuma com esse ritmo, afetando o sono e causando problemas na hora de voltar aos afazeres do dia a dia. Por isso, é importante retornar para o tempo correto de descanso, assim o organismo se habitua antes do início das aulas. É importante retomar o horário normal de sono e alimentação pelo menos uma semana antes. 

Separe os materiais

Todos indicam que o melhor a fazer é comprar os itens escolares semanas antes das aulas. Além do prazo maior disponível para encontrar os materiais, também haverá mais tempo para pesquisar o melhor preço. Porém, também é importante checar o que restou do ano anterior; esses itens podem poupar os pais de gastos desnecessários. Fazer uma limpeza e descartar o que não é mais utilizável também ajuda a desocupar espaço na casa e deixar tudo preparado para o ano letivo.

Crie uma rotina de estudos

Ter uma agenda com horário para as tarefas de casa é essencial quando se quer retomar o ritmo de aulas. Criar um cronograma de atividades diárias com o tempo para colocar o estudo em dia, com os pais participando ativamente, é positivo para a criança se acostumar com o período letivo; e também auxilia caso ela precise se esforçar mais em alguma disciplina específica. Participar da vida escolar dos filhos é importante para o desenvolvimento da criança e seu aprendizado; porque possibilita os responsáveis a ficarem atentos às dificuldades nas matérias.

Se prepare com antecedência

A organização de uniformes, lancheiras e mochilas podem deixar a casa um tanto caótica. Por isso, é recomendado preparar tudo na noite anterior. Dessa forma, há menos chance de atrasos e toda a família terá menos preocupações para passar o dia. Planejar as refeições e manter os materiais em ordem são atividades fáceis que poupam bastante trabalho. 

Quer encontrar a casa ideal para toda a família? Fale com a WPA Imóveis!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up