Dicas

Veja passo a passo para fazer um jardim em apartamento!

setembro 10, 2019
Tempo de leitura 4 min

Além de trazer mais vida ao ambiente, o jardim em apartamento também é uma excelente maneira de valorizar o seu imóvel. Aliás, essa ideia de trazer a natureza para dentro de casa tem sido uma tendência nas grandes cidades e custa bem pouco!

Ao contrário do que você pode pensar, essa não é uma tarefa difícil, tanto no que se refere à montagem do espaço, quanto para cuidar das plantinhas. Basta planejar tudo antes de fazer, pensando em alguns aspectos importantes para deixá-las em um local adequado e mantê-las sempre bonitas.

Quer saber como fazer o seu próprio jardim em apartamento? Então, confira o nosso passo a passo!

O que considerar antes de fazer um jardim em apartamento?

A seguir, você conhecerá os pontos mais importantes de avaliar antes de montar o seu jardim em apartamento. Acompanhe!

Local

Em primeiro lugar, você deve pensar no local em que vai fazer o seu jardim. Para ajudar na escolha, considere o tamanho do ambiente, pois se for reduzido, o jardim pode ocupar muito espaço. Nesse caso, o modelo vertical é uma ótima opção! Ele pode ser feito em ambientes internos ou externos, como na varanda, por exemplo. Para isso, compre suportes, estantes ou grades, e prenda-os na parede, para apoiar os vasos.

Em ambientes mais espaçosos, é possível distribuir recipientes maiores pelo chão, formando uma composição legal entre diferentes tipos e formatos. No entanto, tenha cuidado para não deixá-los nos locais em que as pessoas transitam, com o intuito de evitar acidentes.

Também é preciso considerar a incidência de raios solares, sabendo que o lado leste da sua casa é onde o sol nasce. Como são as primeiras horas do dia, a temperatura é mais amena nesse ambiente, ideal para plantas mais sensíveis.

No lado oeste o sol se põe e, como isso acontece depois de um longo período de aquecimento, a temperatura será naturalmente mais elevada naquela região. Portanto, para ela, os vegetais mais resistentes como os cactos e arbustos são mais adequados.

No norte, o sol será mais forte durante o inverno, perfeito para as verdinhas que precisam de mais calor. Já no sul, a incidência dos raios é menor, fator que proporciona mais sombra e temperaturas mais baixas.

Espécies

Ao fazer um jardim em apartamento, observe as características das plantas para saber se elas vão se adaptar ao ambiente que ficarão. Assim, se o sol não bater em determinado local, por exemplo, prefira deixar as que sobrevivem na sombra, como a espada-de-são-jorge, o lírio-da-paz ou o antúrio.

Analise também o tamanho do vegetal, já que se ele crescer demais, pode não caber em seu apartamento ou dar trabalho para mantê-lo sempre podado. Espécies menores ideais são: violeta, orquídea, rosa-de-pedra, bromélia etc. Uma mini horta também é uma boa ideia, e ainda permite ter temperos orgânicos!

Quais cuidados são necessários?

Mesmo com menor porte e características adequadas para apartamentos, as plantas de ambientes internos exigem cuidados, assim como as externas. É verdade que, por não ficarem tão expostas ao sol e ao calor, a necessidade de regá-las é menor, porém, existe. Desse modo, lembre-se de fazer isso de acordo com a necessidade de cada espécie.

Se notar que o vegetal está fraco, considere utilizar fertilizantes para melhorar a qualidade da terra em que ele está fixado. Ainda, em caso de pragas, deixe-o em local mais isolado e retire os insetos. Depois, procure combater o problema com pesticidas prontos ou caseiros, feitos com produtos naturais. Há várias receitas deles na internet.

Como você viu, a facilidade de montar um espaço com plantas explica o fato disso ser uma tendência, quando o assunto é decoração. Além do mais, como mencionado, o imóvel ter maior valor agregado, se há um tom de verde em seu ambiente. Afinal, quem não gosta de sentir a natureza por perto, não é mesmo?

E, se você achava difícil fazer o seu próprio jardim em apartamento, deve ter percebido que é bem simples. O segredo é planejar e seguir as dicas dadas acima. Dessa forma, será mais fácil e prazeroso manter a sua casa agradável para você e seus visitantes!

Gostou dessas dicas e quer receber outras sobre casa e jardim? Então, assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up