Compra de imóveis

Veja 4 fatores que interferem na valorização de imóveis!

setembro 27, 2019
Tempo de leitura 3 min

Comprar um imóvel é uma decisão muito importante. Afinal, trata-se de um grande investimento. Por esse motivo, é importante analisar alguns detalhes que fazem toda a diferença. Além de pensar no conforto e na qualidade de vida, é fundamental conhecer os fatores que interferem na valorização de imóveis.

Ninguém deseja adquirir uma propriedade que, daqui a algum tempo, tenha menos valor do que o que foi pago, não é mesmo? Pensando nisso, listamos o que você deve observar para escolher o imóvel ideal para morar. Confira!

1. Localização

Sem dúvidas, a localização é um dos fatores que mais tem influência na valorização dos imóveis. Algumas regiões são mais procuradas devido ao seu desenvolvimento e à sua infraestrutura. Elas oferecem acesso fácil ao comércio, serviços, opções de lazer e entretenimento. Muitas vezes, estão próximas a grandes parques, pontos turísticos importantes ou ainda à beira-mar.

Há também a opção de comprar um imóvel em uma região que ainda esteja se desenvolvendo, ou seja, que esteja recebendo melhorias e onde grandes empreendimentos estejam em construção. Esse é um forte indício de valorização futura e de que é uma localização onde vale a pena investir.

2. Estrutura

Fatores como número de cômodos, disposição dos ambientes, andar no prédio, banheiros, suíte e varanda determinam sua valorização. A idade do imóvel e seus acabamentos também devem ser observados.

Por exemplo, um imóvel usado, mas cuja estrutura esteja em excelentes condições, com móveis planejados e que conte com materiais como mármore, porcelanato e madeiras nobres, pode ser mais valorizado que um novo com um projeto bem mais simples.

Ainda há o fato de que se a residência estiver em um condomínio, deve-se analisar as áreas de lazer, como salão de festas, piscina, playground e outros espaços.

3. Documentação

Infelizmente, muitos compradores não dão a devida atenção aos documentos de um imóvel. Atrasos de impostos ou taxas municipais, bem como a falta de documentação ou pendências em inventários, desvalorizam o imóvel. Isso porque o comprador terá despesas extras para a regularização do bem.

Para evitar esse tipo de problema e garantir um bom negócio, é essencial verificar se a construção está em dia com a documentação e demais tributos.

4. Segurança

A violência é um dos maiores problemas para a população. Sendo assim, a segurança é outro aspecto que impacta diretamente a valorização de imóveis. Primeiramente, é preciso analisar a região, ou seja, se o local tem baixos índices de criminalidade. Endereços mais tranquilos e distantes de áreas de risco são mais procurados e, por isso, mais valorizados.

Também é necessário analisar a estrutura, como a existência de muros altos e cercas elétricas. No caso de um condomínio, o ideal é que ele tenha um sistema bom e atual de segurança, com controle de acesso, câmeras de monitoramento, sensores de presença, portaria eletrônica, entre outros elementos.

Enfim, agora que você já conhece os principais pontos que influenciam a valorização de imóveis, pode entender melhor como é estipulado o preço e como escolher o lugar ideal para morar. Vale ressaltar que uma imobiliária ajudará a identificar cada um desses fatores para assegurar que você faça um excelente investimento.

Nós, da WPA Imóveis, somos referência no assunto. Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar o imóvel que deseja!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up