Aluguel de imóveis, Compra de imóveis

Saiba o que observar na hora de avaliar um imóvel para morar

agosto 21, 2018
Tempo de leitura 4 min

Para muitas pessoas, comprar ou alugar um imóvel pode não ser uma tarefa muito simples. Sendo assim, caso você esteja tomando tal decisão pela primeira vez na vida, é fundamental tomar certos cuidados. Afinal, a compra ou locação precisa se dar de maneira segura e adequada aos seus objetivos.

Portanto, saber o que observar na hora de avaliar um imóvel é o primeiro passo para obter êxito em seus planos. Por isso, neste texto vamos apresentar para você algumas dicas valiosas sobre o que avaliar antes de tomar qualquer decisão. Continue sua leitura e se garanta nas suas escolhas.

O que observar na hora de avaliar um imóvel?

Toda atenção é fundamental durante o processo de escolha do imóvel. Caso ele seja novo, atente-se a tudo o que está sendo oferecido até a entrega das chaves — como áreas de lazer e o acabamento. Entretanto, caso esteja procurando um imóvel usado, seus cuidados devem focar principalmente no seu estado de conservação e estrutura.

Veja, a seguir, algumas outras questões que merecem a sua atenção na hora de avaliar seu novo imóvel.

Estrutura e instalações

Se você pretende aprender o que observar na hora de avaliar um imóvel, saiba que a estrutura da casa ou apartamento é de fundamental importância. Procure por rachaduras mais profundas, pontos de ferrugem, sinais de infiltração, umidade ou mofo. Caso algum destes pontos esteja muito aparente, considere contar com um pedreiro ou um engenheiro para realizar uma visita mais técnica.

Todavia, se você não quiser ou não tiver condições de reformar o imóvel após a compra, analise se nenhum problema do imóvel precisa de intervenção rápida, principalmente por medidas de segurança. As instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, podem ser antigas. Por isso, conte com uma especialista para analisar a situação da fiação e dos pontos de luz, assim como das descargas, chuveiros, torneiras e caixa d’água.

Pisos

Depois de olhar para as paredes, lembre-se de olhar também para baixo. Os pisos fazem parte de o que observar na hora de avaliar um imóvel. Observe se há desníveis no chão, com pisos que estão estufados ou soltando. Repare ainda se há manchas de umidade ou rachaduras. Se for possível realizar uma visita mais detalhada, procure testar os caimentos em direção aos ralos — pode ser somente com uma bolinha de borracha.

Armários, janelas e portas

Se você estiver adquirindo um imóvel que já tem alguns móveis instalados, observe o estado de conservação das peças. Avalie se vale a pena pagar o que é pedido pelos armários, por exemplo, para que você não acabe gastando com algo que não vai usar posteriormente. Quanto às portas e janelas, analise se abrem e fecham com facilidade, se não estão fazendo barulho e se não há pontos de ferrugem.

Localização

Agora do lado de fora, não deixe de conferir a localização do imóvel. Veja se o bairro é interessante, se oferece boa infraestrutura e se os comércios mais necessários — como padaria, farmácia e mercado — estão próximos. Pesquise também sobre o transporte público oferecido na região e a segurança. Se possível, converse com algum morador e peça sua opinião.

Documentação

Conferir toda a documentação é essencial e você precisa incluir na lista de o que observar na hora de avaliar um imóvel. Não pense duas vezes antes de pedir ajuda profissional, principalmente se você não entender sobre o assunto.

Também é preciso consultar os registros no cartório, matrícula e restrições. Ainda, não se esqueça também da Certidão Negativa de Débitos para consultar possíveis dívidas dos antigos proprietários.

Concluindo, são diversos os pontos que precisam de atenção quando você definir o que observar na hora de avaliar um imóvel. Não pule nenhuma observação e visite o imóvel mais de uma vez, se você achar necessário ou ainda estiver com dúvidas. Além disso, não deixe de contar com a ajuda especializada de uma imobiliária de confiança, isso pode te ajudar em diversas das dicas que passamos ao longo do texto.

O que achou das dicas e informações que trouxemos para você? Já passou por algum momento decisivo como este em sua vida? Então, deixe um comentário nesta publicação e compartilhe com a gente a sua experiência.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up