Dicas

Saiba como cuidar do ar condicionado

janeiro 31, 2020
Tempo de leitura 3 min

Várias partes do Brasil estão sofrendo com as altas temperaturas e a região de Americana é uma delas. Por causa disso, as pessoas têm procurado meios de driblar o calor, como ventiladores, dias na piscina e o ar condicionado ligado o tempo todo. É importante ficar atento aos cuidados com esse aparelho e averiguar se ele está em ordem para poupar sua família de qualquer transtorno.

Há variáveis sobre a época de agendar uma limpeza para o ar condicionado. Segundo especialistas do ramo, o tempo médio para o equipamento precisar de uma higienização completa, se instalado em uma residência, é de aproximadamente um ano. Já para o comércio, recomenda-se fazer a limpeza a cada seis meses. Esses fatores mudam de acordo com o local do imóvel. Por exemplo, uma região com terra ou construções nos arredores torna mais provável que ele precise ser limpo em um menor espaço de tempo, ao contrário daqueles instalados em locais com menos probabilidade de acumular poeira.

Apesar do longo período de tempo que pode levar para um grande acúmulo de sujeira, é recomendado verificar a situação do aparelho a cada quinze dias para tirar o excesso que pode ser prejudicial à saúde, assim como ficar atento à mudanças que possam danificar o equipamento.

A limpeza do filtro

A sujeira no ar condicionado, além de piorar quadros de alergia como a rinite alérgica, faz com que o equipamento tenha dificuldade para resfriar o ambiente devido a obstrução dos canais pelo acúmulo de poeira, ácaros e bactérias. Essa obstrução faz com que o aparelho trabalhe mais, diminuindo o tempo de vida útil e gastando mais energia. Por isso, é importante estar sempre atento a indícios de qualquer problema, seja no cheiro, barulho ou qualquer outra indicação de que ele precisa ser checado. 

É possível realizar a limpeza de forma superficial com facilidade. Para isso, desconecte o ar condicionado da tomada, abra o painel frontal, retire o filtro e limpe com água corrente. Após a limpeza, deixe secar naturalmente.

É importante evitar o uso de água quente e produtos químicos na hora da limpeza, porque ambos têm chances de danificar o aparelho; não esquecer de tirar o ar condicionado da tomada antes de começar a tarefa e usar pano seco ou úmido para limpar o painel frontal. As informações para melhor aproveitamento do ar condicionado, de acordo com suas especificações, está no manual de instruções. Caso esteja muito sujo ou o usuário não se sinta seguro para realizar o procedimento, o mais indicado é contratar um profissional.

Procure um especialista

É essencial contar com profissionais capacitados para auxiliarem na melhor maneira de cuidar do aparelho de ar condicionado. Além de realizar a limpeza de forma eficaz e segura, o técnico também poderá verificar qualquer possível problema e diagnosticar preventivamente o equipamento para que ele dure por mais tempo e não cause nenhum transtorno futuro ao dono. Um profissional é o indicado para realizar a higienização completa necessária para manter a qualidade do aparelho. 

A WPA tem o imóvel certo para sua família. Com uma variedade de opções, temos o banco de imóveis mais completo da região de Americana. Para ser atendido com conforto e segurança, venha para a WPA Imóveis!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up