Compra de imóveis

Permuta de imóveis: entenda de uma vez por todas como funciona

agosto 1, 2019
Tempo de leitura 4 min

Você sonha em comprar uma nova casa  — e já até encontrou a residência ideal —, mas ainda não tem o dinheiro suficiente para fechar negócio? Tudo bem! Para contornar essa situação, muitas pessoas estão utilizando a chamada permuta de imóveis, uma modalidade que oferece uma série de benefícios aos envolvidos.

Funciona assim: ao investir na permuta de imóveis, as duas partes são responsáveis por trocar bens no mesmo momento. Nesse acordo, é possível utilizar diferentes tipos de propriedades, como é o caso dos apartamentos, casas, terrenos ou espaços comerciais.

O mais interessante é que tal modalidade sequer exige que os imóveis tenham valores equivalentes. Para compensar a diferença, uma das partes pode fazer o pagamento em outras condições, que deverão ser combinadas previamente. Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Para que você abrace a ideia, mas não caia em ciladas, trouxemos para o post de hoje algumas dicas preciosas. Acompanhe a leitura!

Preste atenção antes de assinar o contrato 

O primeiro passo para fechar um bom negócio e evitar dor de cabeça é prestar atenção no contrato. Diferentemente do documento tradicional de compra e venda, ele é formalizado como modelo de escritura pública, constando a data de entrega dos patrimônios, bem como a responsabilidade dos tributos envolvidos.

Antes de assinar o material, considere incluir cláusulas que garantam a entrega do imóvel, como também do pagamento em dinheiro, que deverá ser feito caso algum dos envolvidos desista da ideia. Dica: caso não seja necessário fazer um pagamento para compensar a diferença de valor, você também precisará citar tal condição no documento. Esse detalhe é importante para conseguir a isenção do Imposto de Renda (IR).

Conheça os bens que podem ser permutados

Felizmente, são diversos tipos de propriedade que podem ser utilizados em uma permuta de imóveis. Não sabe quais são eles? A seguir, listamos os principais exemplos. Veja:

  • casas ou apartamentos que estão completamente construídos ou em processo de construção;
  • um terreno de loteamento que foi comprado com o intuito de venda, apresentando ou não uma construção;
  • um prédio desenvolvido para venda, apresentando unidade autônoma ou isolada.

Pesquise os preços dos bens no mercado

Para que nenhuma das partes seja prejudicada nesse acordo, é interessante que os proprietários realizem uma boa pesquisa de precificação. Como isso pode ser feito? Simples: solicitando uma avaliação detalhada das propriedades envolvidas na permuta. Assim, ninguém terá prejuízo com o negócio que está sendo adquirido.

Se não souber como fazer essa avaliação, a nossa recomendação é procurar uma imobiliária ou um corretor de imóveis experiente e capacitado na área. Com o auxílio desse profissional, você terá certeza de que está cobrando — e recebendo — um valor honesto e de acordo com os padrões do mercado. É muito importante!

Verifique as vantagens e as desvantagens da permuta de imóveis

A permuta de imóveis proporciona algumas vantagens aos envolvidos na negociação. A primeira delas é que o comprador não precisará juntar uma enorme quantia para finalmente ter a sua casa dos sonhos, dispensando a necessidade de recorrer aos bancos para solicitar empréstimos e financiamentos com os juros elevadíssimos. Outro fator interessante é que a burocracia é bem menor, pois, quando não existem compensações financeiras, há Isenção de tributação do Imposto de Renda.

Já o ponto negativo é que você precisará considerar a possibilidade da sobrevalorização dos imóveis — quando é imposto um preço a uma determinada propriedade muito acima do que ela realmente vale para o mercado com a finalidade de equivaler ao outro imóvel. Um bom profissional pode te ajudar com uma avaliação mercadológica dos imóveis.

Por último, não se esqueça de contratar uma imobiliária especializada no assunto. Com esse tipo de serviço, você terá total auxílio durante o processo de permuta de imóveis e garantirá que nada saia do controle. Vale a pena!

E agora que você está por dentro do assunto, que tal aproveitar o momento e entrar em contato conosco? A WPA Imóveis é referência em Americana e conta com um time de profissionais prontos para ajudar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up