Compra de imóveis

O que é preciso saber na hora de comprar o primeiro apartamento?

outubro 22, 2018
Tempo de leitura 3 min

Comprar o primeiro apartamento é um grande investimento. Portanto, é necessário ficar atento aos muitos detalhes que envolvem a compra para garantir que ela satisfaça as expectativas do investidor.

O problema é entender que detalhes são esses, cuja negligência pode trazer decepção ao comprador. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Leia até o final e descubra o que analisar na hora de comprar o seu primeiro apartamento!

A importância da localização

A médio e longo prazo, o endereço do apartamento influenciará na sua valorização. Por isso, observe as características do bairro, as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas, pois elas contribuirão para que o comprador lucre futuramente com uma eventual venda.

Já a curto prazo, o comprador deve verificar como o novo apartamento afetará a sua rotina e a de seus familiares. Faça itinerários, observe as linhas de ônibus e calcule o tempo que levará até o seu trabalho, faculdade, escola dos filhos etc.

Outro ponto importante: verifique se o bairro tem um comércio bem desenvolvido, existência de escolas e hospitais. Não se esqueça de analisar a infraestrutura do condomínio (academia, lavanderia, entre outros).

A necessidade do planejamento financeiro

Investir em imóveis requer alguns milhares (e, às vezes, milhões) de reais. Raras são as pessoas que dispõem desse capital para pagar à vista. Portanto, planeje-se quanto antes para poder fazer a sua compra.

Não importa quantos anos você tem. Se você decidiu comprar o seu primeiro apartamento precisará tomar duas atitudes financeiras imediatamente: cortar gastos supérfluos e direcionar esses recursos para uma aplicação financeira (poupança, por exemplo).

O ideal é começar a simular o pagamento das parcelas de financiamento, retirando uma quantia simbólica do orçamento para verificar o impacto desse pagamento nas suas finanças.

Além disso, evite dívidas e tome cuidado para não negativar o seu nome, pois isso pode impedi-lo de conseguir um financiamento ou empréstimo bancário.

Outro ônus que não pode ser ignorado é o gasto com documentações e tributos. Comprar o apartamento novo requer certidões e pagamentos de impostos, como o ITBI. Faça uma pesquisa sobre esses valores na sua cidade para não ser pego de surpresa.

A seriedade da vistoria do apartamento

Ao visitar um apartamento, é normal que muitas pessoas se deixem levar por emoções como o entusiasmo e a ansiedade. O problema é que essa postura impede uma análise crítica do imóvel e pode fazer com que o investidor ignore problemas estruturais.

Observe, com cuidado, a existência de manchas ou bolhas nas paredes. Esses sinais podem indicar umidade ou infiltração. Verifique se janelas e portas estão em boas condições, se existe necessidade de substituir essas peças, por exemplo.

Caso o imóvel seja usado, pergunte sobre reformas feitas, principalmente as que envolveram as redes hidráulica e elétrica.

Como vimos neste artigo, comprar o primeiro apartamento é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa, mas isso não significa que deva ser feito guiado pela pressa de se fechar um negócio. É importante ter certeza que essa compra afetará, de forma positiva, a rotina dos moradores e a finança de todos os envolvidos.

A forma mais fácil de ganhar agilidade no processo de compra do primeiro apartamento é contratando uma imobiliária. Não acredita? Então, leia um artigo especial em que mostramos cinco vantagens de contratar uma imobiliária.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up