Dicas

Entenda agora mesmo o que é reserva financeira

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

Ninguém gosta de ter dificuldades com as finanças. Além de comprometerem a tranquilidade, esses problemas atrapalham a realização dos sonhos já que muitas vezes as pessoas se endividam e não conseguem ter crédito aprovado. Para evitar que isso aconteça, é importante ter uma reserva financeira, também conhecida como fundo de emergência ou reserva de emergência. 

Estamos falando de um valor, que pode representar de 3 a 6 meses do seu custo de vida, em um investimento de baixo risco, como um CDB de liquidez diária. A quantia só deve ser utilizada em casos de emergências, ou seja, quando você tiver um gasto inesperado. 

A reserva é um passo essencial para se ter um bom planejamento financeiro pessoal e começar a realizar outros investimentos, como adquirir um imóvel. Se você ainda não tem uma, não se preocupe: separamos algumas dicas de como iniciar a sua. Boa leitura!  

Organize as suas contas

Para definir qual vai ser o valor da reserva financeira é fundamental organizar as despesas e receitas mensais. Se os gastos estiverem superiores aos ganhos, é preciso resolver esses problemas antes de começar a poupar. Caso não tenha dívidas, basta somar todos os gastos e multiplicar o valor por 6 para saber quanto dinheiro precisa juntar. 

Tenha metas bem definidas

Após saber a quantia necessária, chegou o momento de analisar o que pode ser feito para conseguir juntá-la. Se você não tem o valor total, crie pequenas metas mensais ou até mesmo semanais.

Ter objetivos é uma ótima maneira de se manter motivado durante o percurso. Quanto você pode reservar por mês? Em quanto tempo você quer conseguir o montante? Crie objetivos reais e se comprometa de verdade com a causa. 

Baixe aplicativos para controlar gastos

A reserva financeira precisa ser uma prioridade e, por isso, é essencial reduzir ou eliminar gastos desnecessários. Existem vários aplicativos que podem ser aproveitados para ajudar você a economizar com mais facilidade. O Guiabolso, por exemplo, pode ser uma boa ferramenta para saber para onde o seu dinheiro está indo.  

Considere ter uma renda extra

Além de cortar gastos, ganhar mais dinheiro também é uma maneira de conseguir reservar dinheiro. Existem várias atividades remuneradas que podem ser realizadas antes ou depois do seu trabalho formal, como tradução, desenvolvimento de sites, recepção em eventos ou até venda de brigadeiros — basta encontrar a que mais combine com as suas habilidades e colocar a mão na massa! Assim fica muito mais fácil conseguir poupar. 

Aprenda mais sobre finanças

Conhecer mais sobre o mundo das finanças é algo válido para todos. Investir tempo em aprimorar a educação financeira é útil para evitar problemas e conseguir realizar melhor as escolhas relacionadas aos seus rendimentos e gastos. Aproveite a internet para procurar por sites, blogs, canais e livros para aprender mais sobre o mundo financeiro. 

Esperamos que este artigo ajude você a entender o que é reserva financeira e a sua importância. Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e ter um fundo separado para cobrir gastos emergenciais dá muito mais segurança e tranquilidade. 

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de curtira a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas atualizações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up