Dicas

Como escolher entre comprar ou alugar um imóvel?

setembro 18, 2018
Tempo de leitura 3 min

A busca por um lar gera dúvidas. Afinal, além da ansiedade de conquistar seu espaço e da preocupação com as condições do imóvel, há o impacto nas finanças. Por isso, para saber se é mais indicado comprar ou alugar, é preciso considerar as necessidades atuais e em um futuro próximo, bem como o orçamento disponível para o investimento.

Neste post, veja quatro fatores que devem ser colocados na balança na hora de escolher a moradia ideal e obtenha o melhor custo-benefício! Vamos lá!

Estabilidade de endereço ou possibilidade de mudança

Para quem está há anos no mesmo emprego — com uma carreira sólida e satisfatória — e / ou já constituiu família, comprar um imóvel em uma região que ofereça uma infraestrutura completa e que facilite a locomoção no dia a dia faz sentido.

Já pessoas que ainda estão construindo suas carreiras — abertas, portanto, à possibilidade de serem deslocadas para outras localidades —, alugar um imóvel é a melhor escolha.

Isso porque, além do valor investido na documentação da casa própria, é bem mais simples rescindir um contrato de locação (ainda que implique no pagamento de multa) do que se desfazer de um imóvel de uma hora para outra (no caso de precisar se mudar).

Gastos com financiamento ou despesas com aluguel

Desconsiderando a compra à vista — inviável para a maioria das pessoas —, no Brasil, existem duas alternativas mais comuns: financiar ou alugar o imóvel. Em ambas as situações, o valor comprometido não deve ultrapassar 30% da renda sua mensal (considerando gastos extras, como parcelas do IPTU e taxas condominiais).

Antes de fechar negócio, se você optar pelo financiamento, observe as taxas de juros e, ao mesmo tempo, a possibilidade de valorização do imóvel no mercado imobiliário.

Já se você optar pelo aluguel, considere a correção do valor contratual pelo índice Geral de Preços do Mercado (IGP). Também é importante saber se o proprietário aceita abater melhorias feitas no imóvel no valor dos pagamentos.

Aproveitamento do momento ou adiamento do sonho

No caso de quem acumulou capital para comprar um imóvel à vista, é preciso avaliar se prefere alugar ou realizar, de vez, o sonho de morar em uma casa própria.

Do ponto de vista financeiro, supondo que o imóvel escolhido custe uma verdadeira pechincha e, ao mesmo tempo, tenha um potencial de valorização acima da média, investir seu capital no negócio pode, realmente, ser uma boa estratégia.

O cenário atual colabora para isso: hoje em dia, o mercado imobiliário conta com boas opções para quem deseja fechar um negócio à vista — sendo uma estratégia muito mais vantajosa do que deixar o dinheiro parado em aplicações bancárias. Inclusive pelo fato de que imóvel é um bem que, em sua maioria, costuma valorizar com o tempo.

Importância da imobiliária, seja para comprar ou alugar

Negociar com uma imobiliária de confiança — com uma carteira de empreendimentos variada e na região de seu interesse — permite ter acesso a opções tanto para compra quanto para locação que cabem em variados orçamentos.

Assim, é mais fácil comparar os custos e os benefícios e acertar na escolha ideal. Por isso, seja para comprar ou alugar, conte com a excelência da WPA Imóveis. Além da satisfação de morar em um ambiente perfeito para o seu estilo de vida, seus corretores são preparados para entender as necessidades e as expectativas de cada cliente.

Quer ficar por dentro das melhores oportunidades no mercado imobiliário? Então não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up