Sobrado, edícula, cobertura, loft, quitinete… São tantos tipos de imóveis disponíveis no mercado, que a cabeça chega a dar um nó, não é verdade? O fato é que, entre as várias opções, o melhor mesmo é analisar as características de cada uma delas e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.
Afinal, de nada adianta comprar ou alugar um imóvel que não atenda aos seus interesses e necessidades. Por isso, é tão importante considerar vários aspectos sobre as edificações para garantir uma boa escolha e não se arrepender depois.
Pensando nisso, listamos aqui os cinco tipos de imóveis que existem, para que decida pelo que mais combina com você! Confira quais são eles!
1. Sobrado
O sobrado é um tipo de casa com grande área construída e que tem dois ou mais pavimentos. Ele pode ser utilizado tanto para fins residenciais quanto comerciais, o que revela a sua versatilidade.
Outra vantagem é a divisão dos ambientes que se observa nessa edificação. Geralmente, a sala, a cozinha e as áreas de lazer estão no primeiro andar, enquanto os dormitórios ficam no piso superior. Com isso, é possível ter mais privacidade e conforto, já que o acesso a locais mais reservados da casa pode ser limitado para visitantes.
2. Edícula
Para quem deseja dividir a residência com amigos ou parentes, mantendo a privacidade, a edícula é perfeita! Ela consiste em uma pequena casa localizada no fundo de um terreno.
As unidades residenciais podem ter apenas uma entrada ou duas independentes, dando a sensação de duas casas distintas. A edícula geralmente conta apenas com sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dormitório.
A vantagem desse tipo de imóvel é o valor porque, sendo compartilhado, cada morador pagará o valor de compra ou de aluguel referente à sua parcela do terreno.
3. Cobertura
A cobertura nada mais é do que um apartamento localizado no último pavimento do edifício. Esse tipo de imóvel atende muito bem a quem gosta de morar em prédio, mas quer ter mais espaço e conforto. Afinal, ele oferece área privativa.
Na maioria das vezes, ela fica no segundo andar da cobertura, podendo até mesmo ter uma piscina instalada. Já o primeiro andar é reservado para a sala, a cozinha, a área de serviço, os quartos e os banheiros.
Por ter maior área construída em relação a outros apartamentos, a cobertura pode sair por um preço mais alto na compra ou no aluguel. Além disso, a taxa de condomínio também será mais elevada.
4. Loft
Loft é um tipo de apartamento de tamanho reduzido, porém com amplos espaços. Geralmente, a edificação tem o pé-direito duplo. Isso permite que ela tenha um mezanino, que é um andar intermediário entre dois pavimentos, com vista para o andar debaixo.
Para pessoas solteiras ou com família pequena, o loft é uma boa opção. Além de mais barato, ele é moderno, e a composição dos cômodos em andares distintos garante mais privacidade aos seus moradores.
5. Quitinete
A quitinete também é um apartamento com dimensões menores no qual os cômodos se interligam. Assim, você pode ter, em um mesmo ambiente, o quarto, a sala e a cozinha. Esse tipo de imóvel é perfeito para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos.
Por ser menor, o valor de compra ou aluguel de uma quitinete também é reduzido. Outro benefício é que os espaços nela são bastante funcionais, com adaptações para atender a diversas necessidades do dia a dia.
Assim, um sofá pode virar cama, a mesa da cozinha pode servir como apoio para trabalho e estudos, a cozinha pode dividir espaço com o tanque da área de serviços etc. É muita praticidade!
Se você tinha dúvidas na escolha de um imóvel para adquirir ou alugar, agora ficou fácil. Depois de conhecer cada modelo de edificação e entender os seus aspectos mais importantes, poderá tomar a decisão de forma mais segura.
Então, não se esqueça: quando for se mudar, analise todos os tipos de imóveis disponíveis no mercado. Só depois de definir essa questão é que você vai pensar em todo o resto. Assim, sua experiência será completa!
As informações foram úteis? Compartilhe-as nas redes sociais, para que os seus amigos também saibam!
No Comments