Dicas

Apartamento térreo: descubra as vantagens e desvantagens!

outubro 4, 2019
Tempo de leitura 3 min

Escolher o lugar perfeito para morar pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, com tantos tipos de imóveis, é preciso analisar cada um deles para saber qual atende melhor ao seu perfil. Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça melhor as características de um apartamento térreo.

Por se tratar de uma decisão que influenciará muito no conforto e em seu estilo de vida, é fundamental pesar os prós e os contras desse tipo de moradia. Então, acompanhe o artigo até o fim para descobrir se é a melhor opção para você!

Descubra as vantagens de morar em um apartamento térreo

A procura por apartamentos térreos tem aumentado devido aos benefícios de morar nesse tipo de espaço. Confira os principais!

Menor preço

A valorização de um imóvel depende de uma série de fatores. Um deles refere-se à localização do apartamento no edifício. As unidades dos primeiros andares têm um preço muito mais atrativo se comparado aos situados em pavimentos mais elevados ou coberturas. Assim, quem deseja economizar na compra do imóvel, o apartamento térreo se mostra uma excelente opção.

Espaço extra

As áreas externas ou áreas privativas são o grande diferencial dos apartamentos no térreo. Esses espaços são ótimos para receber visitas ao ar livre, sem se preocupar se o salão de festas já está reservado para outro morador. Também é um ambiente muito agradável para se refrescar nas noites de verão, montar um espaço gourmet ou, inclusive, fazer um lindo jardim.

Facilidade na locomoção

Morar no térreo permite ter mais agilidade ao entrar e sair de casa, sem precisar esperar elevadores ou subir e descer lances de escada. Ainda, há maior facilidade para a mudança. Transportar móveis e eletrodomésticos para cima ou para baixo, além de ser bem mais trabalhoso, pode danificá-los, causando prejuízo.

Entenda as desvantagens

Como todo tipo de moradia, os apartamentos no térreo também contam com algumas desvantagens. Observe a seguir!

Menos privacidade

Por estar mais próximo das áreas comuns e da entrada, os moradores de apartamentos térreos podem se incomodar com o barulho das pessoas transitando por perto. Além disso, a passagem das pessoas diminui a privacidade, já que é possível ver o interior do imóvel através das janelas. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido com a instalação de persianas ou películas mais escuras nos vidros.

Pouca incidência de luz

Se houver outras construções altas próximas ao prédio, haverá pouca incidência de luz solar e corrente de ar no apartamento. Como resultado, o interior tende a ficar mais úmido e abafado. Por isso é importante verificar o entorno antes de decidir morar em um lugar no térreo ou andares mais baixos.

Como você viu, o apartamento térreo apresenta vantagens bastante atrativas. Contudo, é importante não esquecer dos pontos negativos. Para ajudar na sua escolha, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Por terem conhecimento de mercado e vasta experiência, os profissionais saberão indicar muitas opções para que você encontre o lugar perfeito para morar.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e dicas de moradia? Então, siga nossa página nas redes sociais e acompanhe nossas publicações! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up