Dicas

Afinal, como fazer um planejamento financeiro pessoal para 2019?

novembro 26, 2018
Tempo de leitura 3 min

Muitas pessoas não conseguem organizar as suas finanças e passam a acumular problemas financeiros. Em casos mais graves, a consequência do descuido pode ser o nome ir parar no SPC ou SERASA e a pessoa ser impossibilitada de conseguir crédito. Para evitar que isso aconteça, é fundamental elaborar um planejamento financeiro pessoal.

Só assim é possível pagar as contas em dia, manter a qualidade de vida, planejar metas e conquistar os seus sonhos. Que tal iniciar 2019 com a vida financeira em ordem? Neste post, separamos algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro pessoal. Confira!

Faça uma lista de prioridades 

Uma das principais funções do planejamento financeiro é fazer com que você defina os seus objetivos financeiros. O que você quer fazer com o seu dinheiro? Trocar de carro, fazer uma viagem internacional, comprar um imóvel? Anote as suas prioridades! Assim fica mais fácil se motivar e resistir às tentações que vão aparecer durante o período que antecede a conquista. 

Organize suas receitas e despesas

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem ao certo o quanto gastam e o quanto recebem por mês. Esse controle é primordial para conseguir se planejar corretamente e até mesmo cortar ou diminuir gastos supérfluos. Seja em planilhas eletrônicas, seja em aplicativos ou em um caderno, sempre registre as suas despesas e receitas. 

Aprenda a poupar dinheiro 

Após organizar o quanto ganha e o quanto gasta, é essencial policiar-se para sempre ter mais receitas do que despesas. Isso faz com que você consiga pagar todos os compromissos em dia e também comece a economizar mais dinheiro. Lembra da lista de prioridades? Agora pense em quanto você precisa poupar por mês para conquistar esses objetivos.

É preciso criar metas de economia realistas, compatíveis com o quanto você recebe e com o seu estilo de vida. Poupar não é fácil, mas é preciso ter disciplina e determinação para conquistar os seus sonhos. 

Pesquise antes de comprar

Uma boa maneira de poupar dinheiro sem fazer grandes mudanças de hábitos é comparar os preços antes de comprar. Com a internet é muito simples realizar essa pesquisa e analisar qual é o melhor custo-benefício. Antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, sempre analise com atenção as suas opções. 

Isso também vale para os momentos de entretenimento. Se você já gastou muito com lazer em um mês, que tal procurar passeios turísticos mais baratos ou gratuitos na sua cidade? 

Viva de acordo com o que ganha 

Não dá para ter uma vida financeira saudável gastando quase ou tudo o que recebe. Muitas pessoas querem manter um estilo de vida inadequado e acabam prejudicando o orçamento doméstico por conta disso. É fundamental ter tranquilidade e viver de acordo com o que seu atual momento econômico permite.

Um bom exemplo disso é a escolha da região em que você vai morar. No momento de avaliar o imóvel, além do valor da propriedade, você precisa verificar se o custo de vida da região é compatível com o seu orçamento. 

Como vimos no decorrer do artigo, o planejamento financeiro pessoal é extremamente importante. Ele é decisivo, por exemplo, no momento de adquirir um imóvel. Afinal, a compra de uma casa ou apartamento é um investimento alto e que precisa ser feito com muita responsabilidade. Esperamos que o nosso artigo ajude você a se organizar melhor para o ano que está prestes a começar. 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para descobrir também o que é preciso saber na hora de comprar o primeiro apartamento

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up