Dicas

4 pontos turísticos imperdíveis de Americana-SP

outubro 3, 2018
Tempo de leitura 4 min

Já imaginou reservar uns dias para descansar e explorar um novo lugar? Um bom exemplo disso são os pontos turísticos de Americana SP. Para quem não sabe, a região está localizada a 129 km da capital paulista.

Com 212 mil habitantes, a cidade é famosa por inúmeras razões, como o seu talento para o comércio e a Festa do Peão Boiadeiro. Mas não acaba aí! Além disso, há uma série de atrações incríveis para toda a família que você não pode deixar de lado.

Vamos saber mais sobre elas? Neste post, selecionamos os destaques do turismo desse lugar surpreendente. Confira!

1. Casa Hermann Müller

Se você gosta de cultura, a Casa Hermann Müller é o lugar certo! Antigamente, o espaço era uma fábrica de tecidos e, em 1901, a família Müller comprou a residência e iniciou um projeto para ampliá-la.

Em 1909, o prédio foi finalizado, apresentando 53 cômodos, cinco pavimentos e um estilo arquitetônico ítalo-germânico. Em 1983, o local foi desapropriado, mas foi somente em 2001 que essa belíssima construção se tornou a Casa de Cultura Hermann Müller, em homenagem ao seu idealizador.

Hoje em dia, o ambiente é reservado para manifestações culturais e artísticas exclusivas de Americana. Lá, você encontrará exposições de diferentes artistas, palestras, shows e muitas outras atrações. Vale a pena!

2. Observatório Municipal

Um dos principais pontos turísticos de Americana SP é, sem dúvida, o Observatório Municipal (OMA). Inaugurado na década de 1980, o local foi o segundo observatório a ser introduzido no Brasil. Basicamente, a construção é composta por um complexo pedagógico, científico, cultural e também turístico.

Considerado um dos mais completos do país, o espaço conta com salas para palestras e cursos especiais, hall de exposições, biblioteca, cúpula, laboratório de fotografia e um terraço exclusivo para observar o céu.

Dentre as suas principais atrações, está o Telescópio Refletor Schmidt- Cassegrain CGX-L 1400 f/d — um equipamento capaz de visualizar estrelas, galáxias e os planetas distantes. Incrível!

3. Basílica de Santo Antônio de Pádua

Construída em 1950, a Basílica Santo Antônio de Pádua é uma excelente opção para os apaixonados por turismo religioso. Em 13 de junho de 2013, a matriz foi elevada ao nível de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua e um ano depois elevada ao grau de Basílica.

São 22 metros de altura e uma cúpula com 50 metros de circunferência, fazendo com que esse santuário seja referência na cidade.

Em 2014, a estrutura passou por uma restauração e a sua cúpula, capitéis e colunas ganharam um novo visual. Durante o processo, os especialistas encontraram algumas relíquias, que foram esquecidas na torre da Basílica. Esse é o caso de pisos, lustres e postes que, agora, fazem parte da decoração interna e do jardim.  

4. Passeios ecológicos

A cidade de Americana também tem opções de passeios ecológicos muito interessantes para toda a família. É a alternativa ideal para quem deseja relaxar e passar alguns momentos mais perto da natureza. Veja abaixo as nossas sugestões:

Jardim Botânico de Americana

Um ambiente perfeito para caminhar, ouvir o canto dos pássaros, sentar no gramado, ler um livro e, até mesmo, fazer um piquenique. Bem conservado e com uma atmosfera tranquila, o espaço ainda conta com um belo lago, bancos entre a vegetação e um parque exclusivo para as crianças.

Parque Aimaratá

Com uma estrutura simples, mas acolhedora, o Parque Aimaratá foi construído a partir do desejo dos seus proprietários em proteger as áreas de preservação da Fazenda Santo Antônio. Aberto ao público e uma das grandes áreas de lazer da cidade, o Parque oferece opções de esportes, trilhas, pesqueiro e um encantador viveiro de mudas.

Parque Ecológico de Americana

Localizado no centro da cidade e inaugurado em 1984, o Parque Ecológico de Americana é conhecido por desenvolver Programas de Educação Ambiental, oferecidos para crianças, professores e cidadãos da comunidade.  Ao visitar o local, você terá a oportunidade de ver mais de 400 animais, entre eles: répteis, mamíferos e diversas aves.

Fala a verdade: os pontos turísticos de Americana SP são realmente fantásticos, não é mesmo? Aproveite a leitura para conferir também algumas dicas sobre o que fazer na cidade de Americana!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up